While

 E lá foram eles para velha pracinha outra vez...
Havia cores, havia beleza, havia harmonia em tudo ao redor. Tons de cinza, de verde, vermelho, amarelo e rosa. Pássaros cantando, um lindo lago, o sol resplendente. Era tudo  aparentemente perfeito.
No banquinho ao lado, estava uma velha senhora mal humorada e carrancuda, e para ela, aquele dia não passava de uma tarde chata e quente demais. Onde eles viam beleza, ela via ansiedade; onde eles viam cores, ela via reflexos, os pássaros não estavam cantando, estavam reclamando porque queriam chuva; o lago? antes era um rio, relembrava, e o sol? ah, o sol parecia ser dois.
Duas visões de um mesmo lugar, num mesmo instante.
 (pausa)

Quem era ela? Dona Cici, moradora da rua ao lado, num barraquinho da esquina, vivia sozinha, não recebia tantas visitas e criava um gatinho que preferia ficar na rua. Fumava seu velho cachimbo e as vezes, costurava ou remendava seu pedaço de pano ou uma roupa qualquer. Sua casa era um tanto escura demais, ninguém entrava lá. Só viam Cici quando ela mesma resolvia aparecer ali por perto, não ia muito longe, por preguiça, imagino. Dizem que era dona dos melhores temperos e das melhores piadas, mas eu duvido.
E quem eram eles? C.r.i.a.n.ç.a.s, apenas crianças.
Explica-se então a tamanha simplicidade que exisita no olhar de cada um. Transformava. Mudava. E eram felizes, eram reais.

"Não posso. Não posso pensar na cena que visualizei e que é real. O filho que está de noite com dor de fome e diz para a mãe: estou com fome, mamãe. Ela responde com doçura: dorme. Ele diz: mas estou com fome. Ela insiste: durma. Ele diz: não posso, estou com fome. Ela repete exasperada: durma. Ele insiste. Ela grita com dor: durma, seu chato! Os dois ficam em silêncio no escuro, imóveis. Será que ele está dormindo? - pensa ela toda acordada. E ele está amedrontado demais para se queixar. Na noite negra os dois estão despertos. Até que, de dor e cansaço, ambos cochilam, no ninho da resignação. E eu não agüento a resignação Ah, como devoro com fome e prazer a revolta". (19 de agosto de 1967) [C.L]

Wanderly Frota


6 comentários:

  1. legaal essa historiaa

    quando puder dee uma passadinha no meo blog

    http://geralxp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs tem uma dessas velhinhas perto da minha casa. kkkkk

    gostei do blog. parabéns

    ResponderExcluir
  3. Acho que todos nós conhecemos pessoas assim,
    não é?

    Belo texto

    ResponderExcluir
  4. uashaushasuhass' Obrigada Criz *-*

    é verdade Douglas! Obrigada ! (:

    ResponderExcluir

<< >>